Hot Dog à brasileira:
mitos e verdades sobre a produção de salsichas


A salsicha que conhecemos hoje tem cerca de 500 anos de idade. Existe uma divergência quanto ao seu local de origem ser na Alemanha ou na Áustria, mas de qualquer forma assim como a mortadela, a salsicha era um alimento extremamente caro e por isso mais apreciado em festividades e grandes comemorações.

Os camponeses costumavam temperar a carne suína e embuti-la na tripa do porco para conservar melhor. Os gomos eram então colocados próximo à lareira para serem aquecidos e defumados, podendo em seguida serem consumidos.

Mas foi só nos Estados Unidos que a salsicha se popularizou, servida na companhia do pão e originando o famoso "Hot Dog".

Depois de tantos anos de passeio pelo mundo, a salsicha ganhou os mais diversos temperos e formatos, ocasionando muitas vezes até uma certa desconfiança por parte dos consumidores, que criaram diversas lendas em torno da fabricação do embutido.

"Muitas pessoas não consomem salsicha movidas por preconceito e porque não conhecem os processos de fabricação, têm receio de comer um produto com ingredientes duvidosos (como os citados nos diversos mitos que existem sobre a salsicha)", comenta a engenheira de alimentos Cleide Hanzawa.

Na Cardeal Industria e Comércio de Alimentos, os diversos tipos de salsicha são produzidos com rigor e padrão tão sérios, que já foram alvo de pesquisa de diversas faculdades de nutrição e institutos de ensino.

"Nossas salsichas são produzidas com carne de primeira qualidade e embutidas em tripas importadas inspecionadas e aprovadas pelos órgãos competentes e pela vigilância sanitária. Temos orgulho em oferecer ao mercado o que há de melhor em salsicharia e por isso nossa fábrica está à disposição do consumidor", afirma Hanzawa.

Para comprovar a qualidade dos produtos, os consumidores podem optar pelas diversas ofertas: Salsicha Viena (embutida em tripa de carneiro), Salsichão com Alho, Salsicha mini, Salsicha à vinagrete, Salsicha Flora, e em breve alguns lançamentos.

 

Suzana Ulba
Assessora de Comunicação
Cardeal Indústria e Comércio de Alimentos



Home | A Empresa | Qualidade | Produtos | Lançamentos | Parcerias
Visita Virtual | Receitas | Cardeal News | Cadastre-se | Fale Conosco